Origem da Religiao

Origem da Religião – Fundações Antigas
A origem da religião pode geralmente ser atribuída ao antigo Oriente Próximo e classificada em três categorias básicas: politeísta, panteísta e monoteísta. O ateísmo é de fato uma crença moderna que resultou do período do “Iluminismo” durante o século 18.

Origem da Religião – Politeísmo
A origem da religião e dos sistemas politeístas: Acredita-se que o politeísmo (crença em muitos deuses) originou-se com o hinduísmo em cerca de 2500 aC. Crenças hindus foram registradas no Bhagavad Gita, o qual revelou que muitos deuses estavam sujeitos a um deus supremo Brahman. O politeísmo também foi a religião de muitas outras culturas antigas, incluindo a Assíria, Babilônia, Egito, Grécia e Roma. Os antigos sistemas de crença politeístas enxergavam os deuses como estando no controle de todos os eventos naturais, tais como: chuvas, colheitas e fertilidade. As culturas politeístas geralmente acreditavam em sacrifícios para apaziguar seus deuses. Por exemplo, os cananeus sacrificavam ao deus do sexo masculino, Baal, e sua contraparte feminina, Astarote. Baal controlava as chuvas e a colheita, enquanto que Astarote controlava a fertilidade e reprodução. Os gregos e romanos desenvolveram o politeísmo a um panteão altamente estruturado de deuses e deusas.

Origem da Religião – Panteísmo
A origem das religiões e sistemas panteístas: O panteísmo (a crença de que tudo é Deus) prevaleceu em inúmeras culturas antigas. A crença de que o próprio universo era divino foi tipificado nas crenças animismas das culturas africanas e dos índios americanos, na última religião egípcia sob os Faraós e no Budismo, Confucionismo e Taoísmo nas culturas do Extremo Oriente. Crenças Panteístas também estão encontrando ressurgimento entre os vários movimentos da Nova Era. Em geral, o panteísmo é o princípio de que Deus é tudo e tudo é deus. Portanto, a natureza também é parte de Deus. Devemos estar em harmonia com a natureza. Devemos cultivá-la e ser cultivados por ela. A humanidade não é diferente de qualquer outro animal. Devemos viver em harmonia com eles, entendê-los e aprender com eles, focalizando-nos na relação entre a humanidade e os elementos da natureza.

Origem da Religião – Monoteísmo
A origem da religião e sistemas monoteístas: o monoteísmo (a crença em um Deus) é a fundação da linha judaico-cristã-muçulmana de religiões, a qual começou com um homem chamado Abraão em cerca de 2000 aC. A partir deste ponto da história, Deus começou a revelar-se ao mundo através da nação de Israel. As escrituras judaicas registram a jornada dos israelitas desde a escravidão no Egito até a “terra prometida” em Canaã sob a liderança de Moisés. Durante um período de cerca de 1500 anos, Deus revelou o que se tornou o Antigo Testamento da Bíblia, relacionando a história de Israel com o caráter e as leis de Deus. Durante o período do Império Romano, Jesus Cristo nasceu em Belém como o tão esperado Messias. O ministério de Jesus terminou em cerca de 32 dC com a Sua crucificação e ressurreição. Depois da ascensão de Cristo ao céu, a igreja Cristã crescia em Seu nome e o Novo Testamento foi escrito. Cerca de 600 anos depois, Maomé começou a pregar em Meca. Maomé acreditava ser o profeta definitivo de Deus e seus ensinamentos tornaram-se os preceitos do Islã como registrados no Alcorão.

Anúncios

, , , , , ,

  1. #1 por angelita da silva martins em 08/04/2013 - 18:21

    prof quais as diferenças entre panteismo é monoteismo

    • #2 por taperto em 08/04/2013 - 21:45

      Vamos ver esse assunto na próxima aula. Aguarde por favor. 🙂

  2. #3 por angelita da silva martins em 08/04/2013 - 18:20

    q legal isso esta me ajudando bastante prof adorei!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: