Minorias sociais

O conceito de minoria tem diferentes valores, no âmbito das relações culturais e étnicas, devido a uma dupla conotação numérica e política e também do ponto de vista do país ou da cultura em causa. Nos países desenvolvidos, as minorias são identificadas como tal em termos de um grupo em desvantagem numérica, económica e social, com menos oportunidades de trabalho e educação e são frequentemente discriminadas e exploradas economicamente. Neste contexto, o termo “minoria”, nos EUA e nas restantes sociedades dos países desenvolvidos, é utilizado com esta conotação, tanto política como numérica, relativamente a grupos étnicos menos favorecidos em oportunidades, como as comunidades afro-americana, africana, asiática ou latina. Muitas vezes o termo minoria refere-se tanto a um grupo como a um indivíduo pertencente a esse grupo e frequentemente tem associada uma noção de classe social.
Existem outros tipos de minorias nos EUA, como comunidades de judeus e de nipo-americanos, que embora possam ser identificadas como minorias devido à sua diferenciação étnica e numérica não o são devido a serem comunidades economicamente prósperas e que ocupam faixas das classes média e alta da sociedade. Esta realidade reforça a ideia de que o termo minoria tem também muito a ver com questões económicas, de classe social e políticas.
Sob outros pontos de vista, nem sempre as minorias numéricas preencheram o quadro anterior e, pelo contrário, foram politicamente dominantes e economicamente privilegiadas. Foi o caso histórico do colonialismo por parte das potências europeias em que maiorias de indianos, africanos e outros povos foram subjugados económica e politicamente por uma minoria que representava, por vezes, menos de 1% da população total do país em causa. Outras vezes, são minorias políticas e de classe camufladas que exercem de facto o poder, tanto em países desenvolvidos como em vias de desenvolvimento. Segundo alguns autores, nos EUA, a ideia generalizada de uma maioria dominante de Brancos Anglo-Saxónicos Protestantes (White Anglo-Saxon Protestant (WASP)) é na realidade traduzida numa classe minoritária política e economicamente dominante.

, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário