Perguntas? Dúvidas?

Deixe aqui suas dúvidas sobre as aulas, provas, trabalhos, etc.
É só usar a área para comentários logo abaixo (no celular), ou lááá embaixo (no computador).
😉

Anúncios
  1. #1 por Paulo Freitas em 07/12/2017 - 18:04

    Professor, passaste 2 vídeos para fazermos uma resenha no 1 ano 01 do Max, quero saber se faço as resenhas separadas, ou não. ty

    • #2 por taperto em 08/12/2017 - 12:03

      Olá Paulo.
      Sim, devem ser feitas separadamente. Abs. 😉

  2. #3 por Marina Giulianna em 06/11/2017 - 19:12

    Como faço pra encontrar o texto Segundo Tratado Sobre Governo Civil?

    • #4 por taperto em 06/11/2017 - 20:49

      Olá Marina.
      O livro de John Locke você encontrará clicando na aba “Livros”. É o ítem 39 na relação. Abs. 😉

      • #5 por Marina Giulianna em 07/11/2017 - 14:43

        Obrigada Professor!

  3. #6 por Daiane Nogueira em 28/08/2017 - 20:00

    Boa noite, professor! Sou aluna do 1º ano 2 da escola Max Tavares.
    Gostaria de saber como o Sr. define liberdade e porque há tantos paradoxos de liberdade.

    • #7 por taperto em 28/08/2017 - 20:34

      Oi Daiane
      Liberdade é uma daquelas coisas fáceis de falar e, as vezes, difíceis de explicar.
      Se, por exemplo, um grupo social acredita que liberdade é um conceito que depende da forma como cada indivíduo “quiser” definir, então teremos várias formas de entendimento sobre o que é liberdade. E esta situação é a que leva a criação de paradoxos, ou seja, a ações e entendimentos completamente diferentes tendo como base um princípio comum (liberdade). Quando falamos sobre livre arbítrio estamos nos referindo ao direito da pessoa em manifestar suas ideias e ações, mas também estamos permitindo que indivíduos que tentam justificar sua condição de opressor contra o livre arbítrio de outros indivíduos seja permitido.
      Por outro lado, se um grupo social define um conceito próprio de liberdade isto significa que qualquer outra forma entendida de liberdade que seja diferente desta não será entendida como liberdade. Aí complica tudo né!? Liberdade que não é entendida como liberdade? Mas é isso mesmo. Sociedades vivem sob organização criada através de conceitos e estes são postos em prática através de leis. E leis tem “intenções”, o que significa dizer que elas possuem um objetivo. No caso do livre arbítrio (na verdade liberdade), ele foi criado para impedir que algum grupo social dominasse o outro através da opressão, mas o grupo que é considerado opressor não pode se utilizar do livre arbítrio por conta de sua própria atuação. Então qualquer tipo de manifestação de opressão contra a sociedade não será protegido pela noção de liberdade ou livre arbítrio. É um paradoxo? Sim. Mas é a forma que melhor funcionou até o momento para regular as ações em sociedade.
      Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa volta aqui que falamos mais.
      Abs 😉

  4. #8 por alessandra em 16/08/2017 - 19:18

    Olá, é a Alessandra do Max Tavares, estou com duvida na resenha sobre as minas negras, gordas em fim. O texto para pegar para fazer a resenha onde pego?

    • #9 por taperto em 16/08/2017 - 20:57

      Oi Alessandra
      Não é um livro, mas um artigo que está na minha página. Siga os seguintes passos:
      (1) acesse o site; (2) localize na parte superior do site, bem no meio da faixa preta há um campo com fundo branco onde está escrito “Pesquisa”; (3) clique no espaço a esquerda desta palavra e digite o nome do texto que você quer localizar; (4) clique em “Pesquisa”; (5) o resultado da pesquisa aparecerá na coluna mais a esquerda da página e você deve “subir” ou “descer” pela página até encontrar o título procurado; (6) clique no título que aparecerá o texto ou que você procura.
      Se não encontrar volte a entrar em contato.
      Abs 😉

      • #10 por Edurado em 17/08/2017 - 13:46

        Professor, fiz o que você falou, mas não deu certo

      • #11 por taperto em 17/08/2017 - 16:22

        Oi Eduardo
        Rapaz, você vai ter de me lembrar sobre o que eu falei pra você pois não me recordo do que se trata. Se tiver algum receio inclua na sua mensagem a frase “não quero que esta pergunta apareça” que eu mando a resposta apenas para o seu e-mail.
        Abs 😉

  5. #12 por Victor Gustavo A.A. em 14/08/2017 - 18:44

    Boa noite, professor! Procurei pelo sei site, mas não achei os arquivos sobre “As Minas…”. Como faço para encontrá-los pelo computador? Valeu, Obrigado!!!

    • #13 por taperto em 14/08/2017 - 22:46

      Oi Victor
      Pelo computador: (1) acesse o site; (2) localize na parte superior do site, bem no meio da faixa preta há um campo com fundo branco onde está escrito “Pesquisa”; (3) clique no espaço a esquerda desta palavra e digite o nome do texto que você quer localizar; (4) clique em “Pesquisa”; (5) o resultado da pesquisa aparecerá na coluna mais a esquerda da página e você deve “subir” ou “descer” pela página até encontrar o título procurado; (6) clique no título que aparecerá o texto ou vídeo que você procura.

      No celular: (1) acesse o site; (2) localize a palavra “Pesquisa” na faixa azul da parte superior e clique nela; (3) digite o título que procura e clique “ir” ou “enter”; (4)você deve “descer” pela página até encontrar o título procurado (no fim da página aparecerão as palavras “Anterior” e “Próximo” em um fundo azul – clique nelas até que apareça o título que procura; (5)clique no título que aparecerá o texto ou vídeo que você procura.

      Alguns artigos desta série “As Minas…” na verdade são vídeos. O link para o vídeo aparecerá quando você clicar no título do texto. E a resenha deve ser feita sobre o assunto do vídeo.

      Abs 🙂

  6. #14 por Victor Gustavo A.A. em 08/08/2017 - 20:47

    Boa noite, professor! Eu sou o Victor, do 1° 02. Que tipo de resenha você quer: Resenha-Resumo ou Resenha-Crítica? E como eu poderia começá-lo? Valeu, obrigado!!!

    • #15 por taperto em 08/08/2017 - 23:25

      Oi Vitor
      Primeiro: resenha não é resumo.
      Segundo: não existem estas classificações de resenha que você citou em sua pergunta.
      Uma resenha é o desenvolvimento de uma opinião de forma crítica sobre um assunto, vídeo, texto, etc. Ou seja, é a expressão de uma análise.
      Na página inicial deste site, na coluna mais a direita, há uma seção chamada LINKS. Lá você encontrará uma lista de sites. Entre eles há um chamado “Como se faz uma resenha”. Clique neste nome e veja mais informações sobre resenhas. ☺

  7. #16 por [...] em 29/05/2017 - 23:59

    Professor, Anarquismo é crime?

    • #17 por taperto em 30/05/2017 - 06:39

      Oi. Não, Anarquismo não é crime. De fato ele defende a ideia de liberdade total do indivíduo. Este não pode ser restringido em suas ações frente a qualquer tipo de regra social estabelecida através de um Estado ideologicamente organizado. Infelizmente, desde sua criação em meados do século XIX, o Anarquismo sofre forte oposição tanto das ideologias liberais quanto das socialistas e, em muitas situações, é apresentado como uma manifestação que promove a desordem social, o que é uma forma deliberada de não permitir ao indivíduo que conteste o poder social dominante. Abs 🙂

      • #18 por […] em 30/05/2017 - 09:37

        Obrigado.

  8. #19 por Nicolle em 30/03/2017 - 18:48

    O que é sociedade?

    • #20 por taperto em 30/03/2017 - 19:12

      Oi Nicolle.
      Apesar de você não identificar qual é a sua turma, vou “chutar” 1º 01. 😉
      Simplificadamente, Sociedade é o nome que damos a um conjunto de pessoas que atuam e interagem entre si de acordo com o mesmo conjunto de regras. Como ainda estamos trabalhando este tema na aula sugiro que você pesquise neste site para conferir uma descrição mais detalhada. É só digitar a palavra “sociedade” no campo “Pesquisa” que está localizado bem no meio da página, na parte superior. Depois é só procurar na coluna da esquerda entre os resultados da pesquisa e clicar no título do texto “Sociedade” Abs. 🙂

  9. #21 por Júlia em 03/12/2016 - 18:28

    Boa noite professor Roberto,
    Sou a Júlia do 3°A da ecola Ilse Karsten e tenho uma dúvida. Olhei agorinha o Estudante Online e vi que tenho uma nota 1,0 em Sociologia. Por gentileza, poderias verificar? Caso a nota esteja certa, podes me explicar o motivo da nota? Obrigada 🙂

    • #22 por taperto em 03/12/2016 - 23:22

      Não, eu não tenho como explicar. Aliás, também gostaria de saber o motivo pois não é a primeira vez que isso acontece… Revisei todas as notas desse trabalho que vocês me entregaram ontem e apenas a sua estava diferente. Já arrumei a nota. 🙂

  10. #23 por Luana em 30/10/2016 - 18:15

    Boa tarde,
    Sou Luana do 1°A Ilse Karsten, tenho uma duvida sobre o trabalho de Estratificação social na parte das classes sociais, bom andei procurando e achei muita coisa sobre como são os critérios que o IBGE e a ABEP usam para classificar uma pessoa dentro de uma classe social, é necessário colocar todas essas informações? se sim posso colocar em forma de tabela para explicar melhor?
    Também queria saber a respeito do conceito exato sobre as classes sociais, o que eu achei foi que dentro de uma sociedade uma forma de separar e diferenciar as pessoas é através da classe social dela, que com base no “dinheiro” que ela tem ou recebe ela é classificada em uma determinada classe dentro da sociedade, mas que como nas castas e estamentos o individuo também nasce já direcionado a uma classe social mas que com a mobilidade social ele pode mudar isso e ir conquistando outras classes na sua vida, gostaria de sabe se esse caminho esta correto na minha pesquisa?
    Obrigado!!

    • #24 por taperto em 30/10/2016 - 23:40

      Oi Luana
      1 – Você pode usar os gráficos ou tabelas do IBGE e da ABEP como exemplos ou ilustrações de classe social, mas não é necessário descrever os critérios pois estamos falando de TEORIA SOCIAL e não de PESQUISA SOCIAL que é resultado dos critérios técnicos adotados por pesquisa realizada por estes institutos;
      2 – Sua pesquisa sobre classe social está no caminho certo, porém o indivíduo “não nasce direcionado a uma classe” como você conclui. Ele pode ter nascido dentro de uma classe social específica mas, como você mesmo afirma acima, uma das formas que ele pode usar para trocar de classe social seria através da mobilidade social. Então a associação não é obrigatória. O conceito de classe social é tradicionalmente ligado a teoria social desenvolvida por Karl Marx e espero que tenha sido esta sua fonte de pesquisa. Mas não precisa se aprofundar muito na teoria dele pois falaremos sobre ele mais a frente durante as aulas e também em outro trabalho de pesquisa específico. 🙂

  11. #25 por Bruno marques em 13/10/2016 - 14:16

    Professor, é o Bruno do 2°B queria saber se posso entregar a conclusão do trabalho ainda porque terça não pude ir, tem como ainda?

    • #26 por taperto em 13/10/2016 - 21:26

      Olá Bruno.
      Não garanto nada pois a inclusão de notas deste bimenstre pode ter sido fechada. Traga a conclusão amanhã. 🙂

  12. #27 por Guilherme Gonçalves em 17/09/2016 - 15:04

    Olá professor, beleza?
    Somos do colégio Ilse Karsten, 1ºB.
    Estamos em grupo pesquisando sobre os conflitos do oriente médio.
    O que devemos priorizar na apresentação?
    Pois é um assunto muito extenso, e pensamos que ficaria monótono passar a aula toda explicando cada detalhe.

    • #28 por taperto em 17/09/2016 - 19:52

      Olá
      Localização geográfica (um mapinha da região ou do mundo seria bom)
      História resumida dos principais países (cinco pelo menos)
      Influência da Mesopotâmia na História da civilização (resumo)
      Como se formaram os países atuais da região
      Quais os principais regimes políticos
      A influência do petróleo na organização dos Estados e a ingerência externa na política local

      Só isso 😉

  13. #29 por ketellyn em 08/09/2016 - 14:20

    um poema sobre alegoria da caverna

  14. #31 por Luana em 14/08/2016 - 17:25

    Boa tarde professor,
    Sou a Luana do 1° ano A do Ilse Karsten. Meu grupo tem um trabalho para fazer sobre Aborto porém não sabemos o que colocar na parte de Pesquisa Histórica pois dei uma pesquisada e é bastante coisa pois fala mais sobre cada povos e como se deu origem naquele povo o aborto.
    Podes me ajudar como posso facilitar essa parte do trabalho?
    Obrigado!!!

    • #32 por taperto em 15/08/2016 - 07:32

      Oi Luana.
      A sua pesquisa está correta, não precisa se assustar. Questões como aborto são fatos extremamente antigos na história da humanidade, o que significa dizer que não é possível afirmar com precisão quando surgiu, mas vocês podem descrever o que seriam os primeiros relatos históricos sobre o tema (os mais antigos que conseguirem). A partir de segunda-feira eu vou orientar os trabalhos na sala de aula, então não esqueça de trazer todo o material de pesquisa que vocês acumularam para que eu possa orientar melhor o seu trabalho.

  15. #33 por Ntaália em 21/05/2016 - 17:30

    Professor boa tarde!! Estou viajando não tenho em mãos meu caderno, e tenho um trabalho pra ser entregue na segunda feira, sou do segundo ano do Ilse Karsten, o trabalho era sobre três pessoas, não lembro!! Você poderia me passar?

    • #34 por taperto em 21/05/2016 - 21:40

      Na verdade o trabalho é sobre “Contratualistas”. São três pessoas que desenvolveram a estrutura teórica que originaria o Estado Moderno: Thomas Hobbes, John Lock, Jean J. Rousseau. É para fazer da mesma forma que o primeiro trabalho do bimestre passado, com capa, introdução, conteúdo, conclusão e bibliografia. O conteúdo mínimo é: Estado de Natureza, biografia dos três pensadores, Contrato Social. Qualquer coisa mande outra mensagem ok? 🙂

      Aliás, este trabalho não é para esta segunda, mas para o dia 30/05/2016, que é a segunda-feira da próxima semana.

  16. #35 por Hugo em 02/08/2013 - 21:38

    Olá, gostaria que o Sr. desse uma olhada neste artigo,
    obrigado.

    http://juliosevero.blogspot.com.br/2012/03/cura-gay-o-falso-debate.html

  17. #36 por Caroline dos Santos em 25/07/2013 - 12:33

    Ola professor aqui é a Caroline do 1º 104 Emílio Baumgart… O professor passou um video :A historia da obsolocência programada e eu gostaria de sabr o nome do produtor do video??

    • #37 por taperto em 25/07/2013 - 17:59

      Oi Caroline. O nome dos produtores aparecem logo após o fim do documentário, aos 52:10 min (logo após a cena onde a impressora imprime “FIN?”). Os nomes são: Joan Úbeda e Patrice Barrat. Abs. 🙂

  18. #38 por Lilian Patrícia em 18/07/2013 - 16:41

    Professor aqui é a Lilian do 1º01 do Carlos Techentin, eu não consegui achar o video sobre a historia da obsolescência programada… eu fui olhar dos video seus mais esta bloqueado… como eu faço?? tem como o professor mandar o link pra mim… no you tube tem muitos videos e eu não sei qual é…

    • #39 por taperto em 18/07/2013 - 20:18

      Arrumei o link da minha página. Esta funcionando agora. Se houver problemas novamente me avise por favor. Estarei no colégio amanhã até as 09:00hs. Abs. 🙂

  19. #40 por Gabriel Osorio em 17/07/2013 - 11:46

    Professor, aqui é o Gabriel da 3º5, do Elza, queria saber o trabalho sobre o video, como é para ser feito, e também se tiver como mandar o link do video agradeço…

    • #41 por taperto em 17/07/2013 - 18:41

      Oi Gabriel. O nome do vídeo é “A Corporação”. Tem um link aqui na minha página. É só clicar na aba “Vídeos” e ver a relação abaixo. Ou ir no YouTube e procurar pelo nome do vídeo. É para produzir uma resenha. Abs 🙂

  20. #42 por Maria Eduarda Passold Freitas em 30/06/2013 - 17:26

    Ola professor
    não consegui achar nenhuma definição..
    Pq nao sei se é pra achar a definiçao deles no protesto

    • #43 por taperto em 30/06/2013 - 19:51

      É para localizar o que se fala durante os protestos quando não encontrar uma definição correta. Você vai notar que muitas vezes irão aparecer várias definições diferentes. 🙂

  21. #44 por Jefferson Lennon Peixer em 04/06/2013 - 14:49

    Professor, o trabalho sobre Estado de Direito da 3 05 tem que ter conclusão ? Ou você vai fazer como o da Sociedade Civil ? Abraço

    • #45 por taperto em 04/06/2013 - 18:52

      Não é necessária a conclusão! 🙂

      • #46 por Jefferson Lennon Peixer em 05/06/2013 - 14:27

        Obrigadoo

  22. #47 por Fabricio em 03/06/2013 - 22:26

    Não sei se o senhor conhece esse blog mas achei interessante, um espaço de reflexão sócio-política e cultural. Dá uma olhadinha:

    http://reflexoes-rupturas.blogspot.com.br/2011/03/livro-gratuito-educacao-cultura-e.html

  23. #49 por Sabrina Fernandes em 31/05/2013 - 15:26

    Professor é necessário falar no trabalho sobre a história do parlamentarismo e do presidencialismo no Brasil???

  24. #51 por Sabrina Fernandes em 28/05/2013 - 20:00

    Professor eu pesquisei sobre a monarquia para saber se é uma forma de governo ou um sistema de governo teve um site que disse que a monarquia assim como a anarquia e a republica são formas de governo e que não pode ser confundido como sistema de governo e teve um outro site que disse que monarquia é um sistema de governo, ai fiquei muito em duvida porque no meu raciocínio monarquia é uma forma de governo nem um pouco democrático pois o povo não tem direito de votar e quem governa é somente o rei no caso de morte é passado para seu filho, mas o professor nos deu o tema sistemas de governo e como ‘subtitulo’ monarquia e anarquia… Será que podes me explicar porque não consegui entender. Abraço 🙂

  25. #53 por Sabrina Fernandes em 28/05/2013 - 15:13

    professor a monarquia é uma forma de governo ou um sistema de governo?

    • #54 por taperto em 28/05/2013 - 18:37

      Essa resposta você acha pesquisando. Abs 🙂

      • #55 por Sabrina Fernandes em 28/05/2013 - 19:33

        ok

  26. #56 por Sabrina Fernandes em 28/05/2013 - 15:04

    olá professor.
    o Sistema de governo é a maneira como o poder político é dividido, ele é variado pelo grau de separação dos poderes, a separação escrita entre os poderes legislativo e executivo (presidencialismo) até a total dependência do governo junto ao legislativo
    (parlamentarismo). Esta certo neh??
    Uma pergunta:tenho que falar sobre a monarquia, o parlamentarismo, o presidencialismo,semi-presidenciarismo> onde esta a democracia( se existia ou não), o liberalismo e a história deles, falar também sobre o poder legislativo executivo e judiciario, falar o que é autocracia, anarquismo e utopia??

  27. #58 por Maria Eduarda Passold Freitas em 27/05/2013 - 21:25

    Sim sim professor
    mas o trabalho tbm ne entrega so na segunda-feira q vem

    • #59 por taperto em 27/05/2013 - 22:07

      Sim, nas segunda-feira. Poderia avisar aos outros, por favor? 🙂

  28. #60 por Maria Eduarda Passold Freitas em 27/05/2013 - 19:22

    Ola professor (:
    como vai ficar a prova e a entrega do trabalho q seria amanha e nos nao temos aula cm você
    so na quinta-feira so q quinta n tem aula.
    Ai fica pra quando?

    • #61 por taperto em 27/05/2013 - 21:23

      Então fica para a primeira aula da próxima semana, ok? 🙂

  29. #62 por Sabrina Fernandes em 26/05/2013 - 13:06

    professor terça feira vc vai fala na aula sobre o trabalho SISTEMAS DE GOVERNO??

    • #63 por taperto em 26/05/2013 - 15:38

      Sim. Se não ocorrer mais nenhum “evento” que nos escape o domínio. Abs 😉

  30. #64 por EU em 20/05/2013 - 19:11

    Prooofs, o trabalho pra amnhã, “FATO E AÇÃO SOCIAL”, é do tipo resenha, ou deve conter capa, introdução, conclusão e taal? Obrigada

    • #65 por taperto em 20/05/2013 - 20:52

      Capa, introdução e “taal”!!! Abs 🙂

  31. #66 por CARLOS em 19/05/2013 - 20:23

    Boa Noite Roberto, gostaria de saber em que página começa o capitulo 1 e termina o 2, para fazer a resenha sobre o livro ética protestante e o espirito do capitalismo?
    OBRIGADO!

    • #67 por taperto em 20/05/2013 - 06:22

      Veja o arquivo na aba “Livros” e confira quantas são as páginas. 😉

  32. #68 por jessica dos santos spielmann em 18/05/2013 - 18:14

    professor eu nao entendi muito bem como eu devo fazer o trabalho de sociologia sobre estado de direito

    • #69 por taperto em 18/05/2013 - 23:18

      É só pesquisar à partir dos conteúdos mínimos que eu indiquei. Depois é ir juntando as partes, pois um pedaço sempre vai estar associado ao outro 😉

    • #70 por carlos em 20/05/2013 - 22:55

      são 87 pág

      • #71 por taperto em 21/05/2013 - 18:44

        Bom, você viu que são 87 páginas mas não viu aonde estavam os capítulos? 😦

  33. #72 por Daniel de Souza Araujo em 18/05/2013 - 18:08

    Oi professor, aqui é o Daniel da 1-04 do Emílio. Referente ao trabalho sobre o estado de direito. Se eu fizer o trabalho somente falando sobre estados liberal, social e democrático de direito, estarei no caminho certo?

    • #73 por taperto em 18/05/2013 - 23:16

      Sim. Mas cuidado para não confundir social E democrático com SOCIAL-DEMOCRATA que é outra coisa. 🙂

      • #74 por Daniel de Souza Araujo em 19/05/2013 - 09:06

        a ta. Ufa. Eu pesquisei assim e fiquei um bom tempo estudando pra entender. Aí veio a dúvida. Será que eu pesquisei certo? kkkkkkk. Obrigado por esclarecer essa dúvida professor. Abraço 🙂

      • #75 por taperto em 19/05/2013 - 09:31

        flw 🙂

  34. #76 por vitor em 18/05/2013 - 14:02

    Prof º
    As religioes politeistas ainda existentes são essas ?
    Ocultismo, hinduísmo, paganismo, xamanismo, bruxaria, budismo, taoísmo, candomblé..

    • #77 por taperto em 18/05/2013 - 16:47

      Se você achou a definição de Politeísmo, acredito que tenha achado também que “tipo” de religião se encaixa na definição. Infelizmente não posso te dar a resposta, já que é um trabalho escolar. 🙂

  35. #78 por vitor em 18/05/2013 - 13:48

    Prof
    Trabalho de ensino religioso tenque ter cfapa contra capa sumario e etc … ?

  36. #80 por Isabella Gonçalves em 17/05/2013 - 22:52

    Boa Noite professor eu gostaria de saber qual vai ser a próxima data de entrega de trabalho pois o senhor disse que seria na quarta dia vinte e dois, mas só temos aula na segunda e quinta.
    Obrigada e Bom final de semana^^

    • #81 por taperto em 17/05/2013 - 22:54

      Preciso saber de que turma e escola você é! 😦

      • #82 por Isabella Gonçalves em 18/05/2013 - 08:32

        102 emilio

      • #83 por taperto em 18/05/2013 - 10:23

        Vamos transferir para quinta-feira, 23/05/2013. Obrigado por avisar. 🙂

  37. #84 por Sabrina Fernandes em 17/05/2013 - 15:54

    Professor é para fazer conclusão no trabalho de Estado de Direito
    e é pra falar sobre Estado Democrático de Direito???
    :))

    • #85 por taperto em 17/05/2013 - 22:50

      Não precisa de conclusão. Sim, é pra falar sobre Estado Democrático de Direito. 🙂

  38. #86 por Sabrina Fernandes em 16/05/2013 - 21:17

    ola
    estou com uma pequena duvida, hoje na aula você falou que na época do iluminismo Rosseau fez uns estudos e la redescobriu valores como liberdade fraternidade e igualdade. Ai nessa época o homem se tornou o centro das atenções e dai neste contexto que nasceu os direitos humanos neh???

    • #87 por taperto em 16/05/2013 - 22:45

      Ele não “descobriu”. Ele foi o inspirador, na época, das idéias que depois seriam usadas na Revolução Francesa e criaram estes valores de liberdade, igualdade e fraternidade, e levando o homem para o “centro das atenções” (antropocentrismo) como você diz. Os Direitos Humanos irão “nascer” mais tarde no século XX, mas também inspirados no que ele falou. Certíssimo seu raciocínio!!! Viu só, pode demorar, mas não é complicado entender isso! Parabéns! 🙂

      • #88 por Sabrina Fernandes em 17/05/2013 - 12:32

        haahaha demoro mais intendi ufa que alivio ><

  39. #89 por Maria Eduarda Passold Freitas em 16/05/2013 - 19:14

    Ta professor é pra coloca a origem de todos?
    ou so do socialismo?
    Ooo professor me passa seu e-mail quero te manda o jeito q fico minha introduçao pra ve se fico legaal

    • #90 por taperto em 16/05/2013 - 19:18

      Escreva sobre a origem do Socialismo e dos seus principais idealizadores (uns três está bom). Quanto a sua introdução, só vejo ela quando você me entregar o trabalho. E sobre o e-mail, lamento mas não vai dar, ok? 😉

  40. #91 por Maria Eduarda Passold Freitas em 16/05/2013 - 17:59

    Professor
    o trabalho do socialismo onde pede a definiçao e a origem pode fazer a historia junto?
    E pode conta um pouco da historia de uns homens que tem na origem do socialismo?

  41. #93 por Maria Eduarda Passold Freitas em 16/05/2013 - 16:26

    Olá professor
    Naquele trabalho sobre socialismo q vc passo é pra coloca a origem do socialismo ou de cada item q vc passo?

  42. #95 por Sabrina Fernandes em 16/05/2013 - 15:26

    Olá professor!
    Como você disse que tenho que dar exemplos de liberdade que a sociedade TEM, essas liberdades estão escritas no DIREITOS HUMANOS então não está errado eu pegar de lá e aproveitar e falar um pouco sobre os direito humanos neh??
    Abraço 🙂

    • #96 por taperto em 16/05/2013 - 19:11

      Claro que não está errado. Mas eu ficaria mais feliz se você conseguisse encontrar um exemplo alem daqueles. 🙂

  43. #97 por Ane Caroline Araldi em 16/05/2013 - 13:25

    oi, professor agente assistiu um documentário sobre o riso dos outros, e a primeira questao diz, ” analise o uso de estereótipos” , procurei na internet e nao achei nenhum significado compreensivo, o que seria estereótipos?

    • #98 por taperto em 16/05/2013 - 19:10

      Estereótipos são as pré-noções que construimos sobre as pessoas ou situações. Por exemplo as modelos e manequins, que são sempre muito parecidas fisicamente: magras, altas, geralmente brancas, com medidas do corpo muito similares. Então, quando se fala de modelos ou manequins é essa imagem que nos vem a mente primeiro. Ou quando se diz que todo pobre tem cara de bandido. Estas pré-noções são o que chamamos estereótipos. 🙂

  44. #99 por Débora em 15/05/2013 - 12:09

    Discupa por Nao ter comunicado a materia professor… seria FILOSOFIA… mas obrigada pela ajuda ja deixou um pouco mais claro oque seria Poder economico. muito obrigada *-*

  45. #100 por vitor em 14/05/2013 - 20:26

    prof no trablho de ensino religioso tenque sabe as religioes do que trabalho (politeismo)

    • #101 por taperto em 14/05/2013 - 20:41

      Se entendi bem a pergunta, você quer saber se é preciso citar alguma religião politeísta. Então a resposta é sim, procure mostrar quais religiões existem, ou existiram, que são politeístas. Não precisa citar muitas. 🙂

      • #102 por vitor em 18/05/2013 - 13:57

        bgduu

      • #103 por taperto em 18/05/2013 - 16:47

        B)

  46. #104 por Sabrina Fernandes em 14/05/2013 - 14:37

    Oi denovo
    Quando vamos falar na liberdade individua referente o trabalho de estado de direito tenho que falar quais as liberdades que a sociedade tinha???

    • #105 por taperto em 14/05/2013 - 18:45

      Não é “falar”, mas dar exemplos sobre onde estas liberdades se manifestam. E não é ” que a sociedade tinha”, mas sim QUE A SOCIEDADE TEM! 😉

      • #106 por Sabrina Fernandes em 15/05/2013 - 13:39

        tipo liberdade de expressão neh??

      • #107 por taperto em 15/05/2013 - 14:24

        Esta é uma das liberdades, ou direito individual se preferir, que o homem possui. 🙂 tá certíssimo.

  47. #108 por Sabrina Fernandes em 14/05/2013 - 13:04

    Professor estou indo no caminho certo dizendo que o estado de direito é a aplicação politica a todos perante as lei, ou seja, as leis dever estar acima de todos os grupos da sociedade, independente das suas características físicas, sua sexualidade e seu emprego???

  48. #110 por Sabrina Fernandes em 14/05/2013 - 12:50

    oi
    Professor no trabalho do ESTADO DE DIREITO posso falar sobre o poder judiciário, executivo e legislativo??

    • #111 por taperto em 14/05/2013 - 18:41

      Claro! Na verdade deve falar, pelo menos de sua criação. Mas não precisa ir muito longe falando, por exemplo, de Montesquieu ou Robespierre. 🙂

  49. #112 por Alucir em 13/05/2013 - 20:47

    boa noite professor queria saber se a prova de quarta dia 15/05 vai ser transferida pra primeira aula porque após as 15 horas haverá entrega de boletim 2º 02 Carlos techentin. Desde já agradeço

    • #113 por taperto em 14/05/2013 - 06:23

      Vamos transferir para a primeira aula então. Obrigado por avisar. 🙂

  50. #114 por Maria Eduarda Passold Freitas em 13/05/2013 - 18:28

    Professor
    la no trabalho é pra faze a definiçao do Liberalismo ou a Historia dele??

  51. #116 por sara em 13/05/2013 - 15:40

    professor,no dia 20 05 a 6 série vai ter uma prova.Ela vai ser de todas as materias ou só de MITO SIMBOLOGIA,ORIGEM DA RELIGIÃO,TRADIÇÃO E SIGNIFICADO DA RELIGIÃO

    • #117 por taperto em 13/05/2013 - 18:35

      a prova será sobre estes temas que você relacionou. Abs 🙂

  52. #118 por Débora em 13/05/2013 - 11:22

    Professor nao sou aluna mais acho q poder me ajudar. tenho que fazer um trabalho sobre poder economico, só que não sei nem por onde começar, poderias me dar uma ideia sobre o assunto oque é poder economico, por exemplo?

    • #119 por taperto em 13/05/2013 - 14:04

      Ajudo sim, mas preciso saber para qual disciplina e o nome do curso que está fazendo. Seria bom também me dar uma noção do que já foi apresentado na matéria até agora. 😉

      • #120 por Débora em 14/05/2013 - 11:53

        Professor é 3ª ano do ensino medio :S a professora mandou a sala dividir-se em grupos em seguida falou qu iriamos trabalhar politica e deu um tema pra casa um, no caso do meu grupo é poder economico, mais procurei um monte e nao achei muita coisa que exclerescec o assunto, nao queria apresentar uma coisa para classe que els nao viec a entender sabe. uma ideia legal pra debater o assunto isso nao consigo achar :/

      • #121 por taperto em 14/05/2013 - 18:50

        Bem, você não me falou de que disciplina é. Mas, de forma geral, “poder econômico” se refere ao poder que países, pessoas ou instituições possuem e que podem caracterizar o tamanho de sua influência sobre os outros. É baseado na capacidade de produzir maior volume de riqueza do que os outros, ou não. Tente pesquisar temas como “poder econômico mundial”, ou algo como “poder dos países na economia mundial”, talvez ajude. abs

  53. #122 por Maria Eduarda Passold Freitas em 12/05/2013 - 21:22

    Professor
    direitos indivuduais homogêneo é a mesma coisa q direito individual tem a mesma definiçao?

    • #123 por taperto em 12/05/2013 - 21:42

      Olha Eduarda, eu te aconselho a usar só o conceito básico de “direitos indoviduais”. Mais tarde, talvez, entraremos em questões como “homogeneidade” de direitos, que é um termo que tem definição um pouco mais complexa. Aprenda o simples primeiro que é mais negócio agora. Té manhã. 😉

  54. #124 por Maria Eduarda Passold Freitas em 12/05/2013 - 20:42

    Professor
    estado de direito é a mesma coisa q estado democratico de direito?

    • #125 por taperto em 12/05/2013 - 21:03

      Dá pra dizer que as vezes sim. A diferença que vemos por causa do nome “democrático” é por conta da idéia de que o Estado de Direito, ás vezes, não é instaurado em um Estado democrático (com participação da população). Por exemplo, em algumas monarquias. Mas as definições, que você deve estar procurando, devem indicar esta pequena mas importante diferença. 🙂

  55. #126 por Isabella Gonçalves em 12/05/2013 - 16:34

    Prof direitos humanos é a mesma coisa que direitos individuais?

    • #127 por taperto em 12/05/2013 - 16:40

      Direitos individuais são uma parte dos Direitos Humanos, junto com outros direitos como, por exemplo, direito a moradia e dignidade humana. Sujiro que você leia a “Declaração dos Direitos Humanos” que coloquei na minha página a pouco tempo. Lá voce poderá conferir quais são os direitos humanos relacionados aos direitos individuais. 🙂

      • #128 por Isabella Gonçalves em 12/05/2013 - 16:46

        muito obrigada prof 😀 Abs

      • #129 por taperto em 12/05/2013 - 16:48

        No problem B)

  56. #130 por Milena Reichert em 12/05/2013 - 12:34

    Professor o trabalho da sexta série para dia 20/05 pode ser imprimido?

    • #131 por taperto em 12/05/2013 - 12:59

      Todo trabalho deve ser entregue “manuscrito” Milena. Abs 🙂

  57. #132 por Isabella Gonçalves em 11/05/2013 - 21:29

    Oi, professor aqui é a isabella do emilio baumgart, como o horario mudo novamente queria sabe se o a nossa prova e o vai ser segunda feira agora ou o você ira passar outra data?

    • #133 por taperto em 12/05/2013 - 08:12

      Se o novo horário que você tem é o que foi distribuído na quinta-feira, teremos prova na segunda-feira dia 13/05. Abs 🙂

      • #134 por Isabella Gonçalves em 12/05/2013 - 08:53

        e o trabalho tambem é pra entregar dia 13?

      • #135 por taperto em 12/05/2013 - 10:13

        Infelizmente sim. Sei que pode ser complicado fazer o trabalho e estudar pra prova, mas terei que cumprir este calendário.Pelo menos por agora.

  58. #136 por Maria Eduarda Passold Freitas em 08/05/2013 - 19:54

    Ola professor aquele trabalho q vc passo no calendario de sociologia q ta marcado dia 14/05 é pra entregar nesse dia ou vc vai explica ele nesse dia

  59. #138 por Sabrina Fernandes em 29/04/2013 - 15:55

    olá, professor Sabrina aqui de novo tava pesquisando o conteúdo do trabalho sobre ESTADO DE DIREITO e fiquei com uma dúvida, qual deles é o certo de pesquisar ESTADO DE DIREITO ou ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO?
    E quando eu procuro sobre o liberalismo só aparece assim Estado de Direito Liberal está certo??
    E mais uma perguntinha hehe qual é a diferença do liberalismo e da democracia nos dois trabalhos??

    • #139 por taperto em 29/04/2013 - 20:49

      Vamos combinar o seguinte Sabrina: pesquise um pouco mais, leia atentamente as definiçoes, procure ver se encontra semelhanças, ou nao, nos conceitos sobre Estado. Tenho cereteza que voce já passou pela resposta a sua pergunta, mas nao notou. Aliás, isto serve para todas as suas outras perguntas. Voce tem bastante tempo, nao se apresse. Me surpreenda! E volte aqui que conversaremos sobre isso Abs 🙂

  60. #140 por Sabrina Fernandes em 29/04/2013 - 15:40

    Oiee!
    Aqui é a Sabrina do 1º ano 04 do Emílio Baugarmt.
    Nos dois trabalhos que você passou para nós hoje pede pra fala sobre o liberalismo e a democracia.
    então um eu tenho que falar sobre o liberalismo e a democracia dentro do estado de direito.
    E o outro tenho que falar sobre o liberalismo e a democracia dentro do sistemas de governo??
    Abs ><
    obs: mudei o meu e-mail.

  61. #141 por taperto em 18/04/2013 - 07:19

    pra quem pediu o meu facebook: mandei a resposta no seu e-mail

  62. #142 por Maria Eduarda Passold Freitas em 14/04/2013 - 14:59

    professor na definição de estratificação social é pra coloca tbm qual sao as estratificação e um poko sobre cada?

    • #143 por taperto em 14/04/2013 - 17:47

      Oi. É isso mesmo. Claro que é possível que voce nao encontre todo tipo de estratificaçao, mas dos que voce achar é bom falar sobre eles. Abs 🙂

  63. #146 por Maria Eduarda Passold Freitas em 10/04/2013 - 17:37

    Mas professor nao consigo achar a definição sociologica de minorias…

    • #147 por taperto em 10/04/2013 - 17:40

      entao tente procurar por uma que defina genericamente. 🙂

  64. #148 por Maria Eduarda Passold Freitas em 10/04/2013 - 17:02

    Olá professor
    eu to fazendo o trabalho sobre as minorias sociais
    ai na definição de cada um é pra coloca a definiçao deles na minoria social?

    • #149 por taperto em 10/04/2013 - 17:36

      A definição de minorias pode ser separada da explicação sobre as características de cada minoria que encontar.

  65. #150 por Daniel de Souza em 09/04/2013 - 16:56

    Professor, aqui é o Daniel da 1-04. Eu queria saber sobre a conclusão. ela será feita em sala?
    Abraço 🙂

    • #151 por taperto em 09/04/2013 - 18:38

      É isso aí Daniel. Durante o primeiro e segundo bimestre toda conclusao de trabalho será feita na aula, entao nao é necessário fazer no trabalho. Abs 🙂

  66. #152 por rafael em 08/04/2013 - 22:02

    o professor nao intendi como é pra faser o trabalho do filosofos pré-socráticos
    tem como o professor esplicar.

    • #153 por taperto em 09/04/2013 - 16:28

      procure por pensadores pré-socráticos ou filósofos da natureza. Em seguida descreva suas formas de explicar.como eles achavam que o mundo era criado. Abs 🙂

  67. #154 por maria eduarda passold em 08/04/2013 - 16:05

    Ola professor
    naqele trabalho qe o professor passo pra nos da 103 sobre o contratualismo tenque fazer sobre o estado da natureza e estado civil ou so colocar isso no dos teoricos?
    tipo estado civil e estado da natureza com a biografia dos teoricos

    • #155 por taperto em 08/04/2013 - 16:28

      Todos os contratualistas falam sobre Estado de Natureza e Estado Civil (Sociedade Civil). Entao, quando for falar sobre o pensamento desenvovido pelos teóricos deve-se incluir estes ítens. A biografia pode ser junto ou separada destes tópicos. Depende de como voce prefere apresentar o trabalho. Abs 🙂

  68. #156 por Maria Eduarda Passold Freitas em 07/04/2013 - 11:11

    Ola professor
    eu tava pesquisando o negocio do estado da natureza ai euu entrei em um que falava so dos conceitos da natureza e de como ela passou para a sociedade civil.
    e se eu fazer isso taboom ou tenqe ter mais alguma coisa

    • #157 por taperto em 07/04/2013 - 12:01

      Se estes “conceitos da natureza” se referem ao “Estado de Natureza” é por aí mesmo. Lembre-se que estamos faando do desenvolvimento de sociedades humanas, entao bicho nao entre. E quem decide se o trabalho já está bom é voce. Abs 🙂

  69. #158 por taperto em 06/04/2013 - 17:05

    Se alguém estiver interessada ou precisando de ajuda, vou estar na sala de Bate-papo hoje (06/04/2013), entre as 19:00 e 20:00 hs. O Nick é Taperto esta, ok. Abs 🙂

  70. #159 por Sabrina Fernandes em 06/04/2013 - 14:25

    oi professor entaum na parte dos teoricos eu faço a biografia de um e digo a sua teoria depois faço a do outro e digo sua teoria e assim com o outro também, ou eu faço a biografia dos tres e depois digo a teoria de cada um??:)

    • #160 por taperto em 06/04/2013 - 16:57

      Oi de novo Sabrina. Como disse na resposta anteror, faça da maneira que achar melhor. A ordem em que voce apresenta os resultados de sua pesquisa não vão infuenciar na avaliação final, mas o conteúdo que você apresenta sim. Se você conseguiu localizar todo o conteúdo, escreva da maneira que você preferir. Só não esqueça que você tem de ser capaz de explicar o que escreve. Abs 🙂

  71. #161 por Maria Eduarda Passold Freitas em 06/04/2013 - 11:06

    Ola professor
    bom dia
    eu gostaria de saber o que tenque colocar no trabalho la onde pede Estado da Natureza e Estado civil

    • #162 por taperto em 06/04/2013 - 16:52

      Oi Maria Eduarda. Voce deve colocar o que voce pesquisou sobre Estado de Natureza (as versões dos três pensadores que falaram sobre isso), e o que voce pesquisou sobre o que é Sociedade Civil, que também está relacionado com a teoria dos Contratuaistas (os mesmos que faam sobre Estado de Natureza). Abs 😉

  72. #163 por Daniel de Souza em 05/04/2013 - 21:55

    Professor, aqui é o daniel do 1° 04 do emílio. Professor. Fui ler sobre o rousseau e vi que o livro já começa pela página duzentos e pouco. Isso é só o principal? tipo, o que é importante?

    • #164 por taperto em 05/04/2013 - 23:00

      Oi Daniel. Olha, eu não sei qual é o título do livro que você abriu, mas se for o “Contrato Social” ele está abrindo normalmente. O livro tem 211 páginas e não vi nenhum problema. Mas, por via das dúvidas, eu atualizei o link do livro na aba “Livros”. Se não der certo me avise novamente que mando uma cópia por e-mail Abs 😉

      • #165 por Sabrina Fernandes em 06/04/2013 - 11:13

        Daniel que livro vc está lendo??
        e professor ainda fiquei com uma dúvida na parte da biografia e da teoria deles
        eu faço a biografia de todos e depois a teoria de todos ou faço a biografia e falo a teoria de um pensador depois a biografia e a teoria d e outro pensador e assim com o outro tb.

      • #166 por taperto em 06/04/2013 - 16:53

        Sabrina, isto fica a seu critério. Escolha a maneira que você preferir. Abs 🙂

  73. #167 por Sabrina Fernandes em 04/04/2013 - 13:25

    Olá professor desculpa incomodar de novo mais tava lendo sobre os pensadores e percebi que todos estão envolvidos com o contrato social então pensei em explicar também o que é contrato social antes de fazer as biografias ou seja falar primeiro um pouco sobre contratualista, depois falar um pouco sobre contrato social e por ultimo fazer as biografias
    posso fazer assim??
    🙂
    Sabrina 1º ano 4
    Emílio

    • #168 por taperto em 04/04/2013 - 18:25

      O resumo voce pode adicionar na “Introduçao”. Para azer o trabalho direito voce deve fazer desse jeito que propoe: falar sobre o Contrato Social, explicando o que é, e depois sobre o que diz cada contratualista. A biografia vem antes da teoria de cada um deles. E isso nao é incomodo nenhum. Abs 😉

      • #169 por Sabrina Fernandes em 05/04/2013 - 14:09

        tah vamo ver se eu entendi
        eu falo sobre o contratualismo na introdução ai depois falo sobre o contrato social ai faço a biografia de hobbes e depois digo a teoria dele e assim depois com os outros??
        🙂

      • #170 por taperto em 05/04/2013 - 17:20

        Nao. Voce pode fazer o “breve resumo sobre o contratualismo” que citou na primeira mensagem de ontem dentro da introduçao. Depois terá de falar, no conteúdo do trabalho, sobre contratualismo mas com muito mais informaçao e detahes. Em seguida pode ser na ordem que sugeriu: contrato social, biografia e teoria. Abs 😉

  74. #171 por Sabrina Fernandes em 04/04/2013 - 12:42

    Olá, professor akie é a Sabrina do 1º ano 04 do Emílio
    Gostaria de saber se posso acrescentar um breve resumo falando um pouco sobre o que é contratualista antes de colocar as biografias dos pensadores??
    🙂

  75. #172 por Jennifer em 01/04/2013 - 16:56

    Professor, não entendi bem o livro de Max Weber que o senhor mandou ler, então, fui pesquisar mais sobre, na internet. Algum prolema?

    • #173 por taperto em 01/04/2013 - 20:42

      Nenhum. Só nao esqueça de que a resenha é do livro de Weber e nao do que voce pesquisar como apoio. 🙂

  76. #174 por rafael em 26/03/2013 - 18:08

    o profeso nao intendi como é para faser o trabalho do 1 ano 2 do carlos techentin

  77. #176 por Maria Eduarda Passold Freitas em 11/03/2013 - 18:56

    professor eu nao entendi aquela parte do trabalho que é pra fla sobre a associação do iluminismo na sociologia
    isso é pra fazer a historia do iluminismo?

    • #177 por taperto em 11/03/2013 - 19:24

      Nao é pra fazer trabalho sobre o Iluminismo. É que a Sociologia surge em um momento histórico chamado de “Iuminismo”, onde várias coisas importantes aconteceram. Entao é bom falar “um pouquinho só” sobre o “Iluminismo” como um movimento que criou, entre outras coisas, a Sociologia. Abs. 🙂

  78. #178 por jefferson carlos em 06/03/2013 - 19:49

    ola!profº nao vou conseguir entregar os textos amanha,posso entregar outro dia

    • #179 por taperto em 06/03/2013 - 20:32

      Rapaz, nao lembro de ter pedido nenhum texto pra me entregar, mas para que trouxessem porque vamos fazer atividades na sala. 🙂

  79. #180 por Maria Eduarda Passold Freitas em 06/03/2013 - 14:57

    Olá professor
    Boa Tarde!
    os textos precisam ser pra amanha ou pode ser pra proxima aula?

    • #181 por taperto em 06/03/2013 - 18:34

      Pra amanha parceira. 😉

      • #182 por Maria Eduarda Passold Freitas em 06/03/2013 - 18:36

        aiaiaiaiaiai pq minha irma vai me entregar amanha de tarde so uix to fritinha da silva..

      • #183 por taperto em 06/03/2013 - 18:40

        😦

      • #184 por Maria Eduarda Passold Freitas em 06/03/2013 - 18:41

        Como vo faze agr professor?
        e ela nao mora cmg ela mora longe

      • #185 por taperto em 06/03/2013 - 18:53

        Nao esquenta. Só nao esqueça de me avisar amanha antes da aula, OK? 🙂

      • #186 por Maria Eduarda Passold Freitas em 06/03/2013 - 18:58

        professor uma noticia otima
        vou la pra casa dela daq a poko
        e vo durmi la e amanha vo pra aula depois de la ai vo levar os texto
        viu oq eu nao faço pra aula de sociologia kkkkk’
        e desculpa se errei na aula do professor terça feira pesso mil desculpas 😉

      • #187 por taperto em 06/03/2013 - 19:06

        Sem problemas. 🙂

  80. #188 por Giovana Otto Firmo (Emilio Baumgart) em 05/03/2013 - 20:39

    Oi professor, não estou achando o texto “aristóteles” e nem o “ágora”, tens como ajudar?

    • #189 por taperto em 06/03/2013 - 13:06

      Já arrumei o problema com o texto de Aristóteles. O texto sobre Ágora existe e nao tem problema nenhum. Faça o seguinte: após receber os resultados da pesquisa quando procura o texto, desça um pouco a página porque Ágora é o segundo resultado e, as vezes, nao aparece na tela. 😉

  81. #190 por Maria Eduarda Passold Freitas em 05/03/2013 - 18:51

    Ola professor!
    não to achando o texto da Assembleia
    e o do aristóteles tem dois ai ql dos dois é pra copiar?
    Obrigada…

    • #191 por taperto em 05/03/2013 - 19:54

      Oi Maria Eduarda! Já está tudo resolvido. Obrigado por avisar. 🙂

      • #192 por Maria Eduarda Passold Freitas em 05/03/2013 - 19:55

        Dinada (:

  82. #193 por Stephany em 04/03/2013 - 11:26

    Sobre a pergunta crença pode se usar a definição do dicionário?

    • #194 por taperto em 04/03/2013 - 19:12

      Nao vai dar Stephany. A definiçao do dicionário serve apenas para mostrar o significado restrito da “palavra”, coisa que nao serve para a Sociologia, Filosofia ou História da Religiao pois trabalham com significados muito mais amplos e complexos. 😉

  83. #195 por debora em 01/11/2012 - 16:53

    o que seria o homem no estado natural e no estado civil?

    • #196 por taperto em 01/11/2012 - 21:58

      O homem no Estado natural é o homem que não possui limites morais e éticos para fazer o que quer. Se tiver de matar outro homem na disputa por alimento ele fará isso e não sentirá remorso algum. Sob este ponto de vita ele é totalmente livre, mas corre grande perigo de ser morto da mesma forma porque não há regras que determinem o que é certo ou errado, ou o que ele pode ou não fazer. Ele só faz o que quer.
      No Estado civil ele tem de seguir regras que são criadas através de acordo com outros homens. Isso limita muitas de suas vontades, mas por outro lado permite que ele não corra o risco de morte violente e sem justificativa. É o estado em que nós vivemos atualmente, com leis e regras dizendo como devemos utilizar nossa liberdade ou dizendo até que ponto somos livres. A diferença é que o homem só consegue se desenvolver plenamente no Estado civil.

  84. #197 por Sandro Luiz Borges em 29/09/2012 - 19:08

    Professor nao tenho nem noçao de como começar a resenho do livro do Karl Marx
    é dificil de fazer em tópicos……..Help

    • #198 por taperto em 29/09/2012 - 21:49

      Marx contesta, nesta obra, críticas que eram feitas a proposta de instauraçao do comunismo. Para fazer isto ele descreve qual deve ser a postura e as ideias que o proletariado deve tomar e seguir contra a dominaçao da classe burguesa. Ao mesmo tempo fala sobre o medo que existe na Europa sobre a possibilidade de adoçao do comunismo pela populaçao, o que eliminaria o controle do capital por parte da classe burguesa. Vou estar no chat do blog domingo a tarde se precisar falar comigo. Nao precisa fazer por tópicos.

  85. #199 por Maicon da Silva em 01/09/2012 - 19:03

    Ola professor, gostaria de saber o que é ente e do ente? Li algumas coisas na internet acho que tem algo com metafisica. Se o professor souber algum lugar na internet que eu possa saber melhor ou algum livro ( não muito grande) seria de grande ajuda também. Desde já agradeço.

  86. #200 por jonathan em 20/07/2012 - 13:39

    Profº o trabalho da resenha sobre o livro maquiavél,pode ser feito por topicos do capitulo ou o livro ao todo?

    • #201 por taperto em 21/07/2012 - 09:32

      Escolha a maneira que achar melhor pra vcoê. De qualquer forma é bom que leia o livro todo.

      Abs 😉

  87. #202 por Gustavo Medeiros em 17/07/2012 - 08:16

    Professor,
    Não recebi o e-mail sobre a resenha do livro Discurso sobre a servidão voluntária…
    Teria como me mandar? No e-mail: gustavo_medeiros20@hotmail.com
    Valeu.

  88. #204 por Cleyton em 02/07/2012 - 18:19

    Qual a relação da filosofia cristã com o Império Bizantino?

    • #205 por taperto em 08/07/2012 - 12:05

      Quando o Império Romano do Oriente chega ao fim (+ – 400 d.c.), o que restou dele procura por novas formas de se manter no poder. Para isso procurava apoio popular. Como na época o cristianismo estava em ascenção, o novo império (Bizantino), se alia ao cristianismo em busca de apoio. Em troca, o cristianismo exige que suas regras sejam seuidas por este novo Estado. Então, a nova “forma” de conportamento social estava determinada: a lei cristã era a nova lei imposta pelo governo bizantino, integralmente.
      Você verá mais detalhes sobre o Império Bizantino nas aulas de História deste ano.

      😉

  89. #206 por Alessandra Victória Odorizzi em 26/06/2012 - 21:56

    O livro do 2º1 jah foi passado por e-mail ??
    é que o livro que tem no site não abre aki

    • #207 por taperto em 28/06/2012 - 13:47

      Sua mensagem só chegou hoje pra mim. Pra ler os livros disponibilizados no blog é necessário que o programa Adobe Acrobat Reader esteja instalado em seu computador, ou alguma versão do Writer (BrOffice).
      Coloquei um link para download do programa na página dos livros.

  90. #208 por Thaís em 26/06/2012 - 13:23

    Só para confirmar..
    A prova do 3°03 é hoje né?

  91. #210 por Gustavo Medeiros em 25/06/2012 - 07:53

    a resenha do 3ºano 4 é para hoje??

    • #211 por taperto em 25/06/2012 - 12:10

      É para o próximo bimestre.
      A data de entrega é dia 09/08/2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: